ESPECIAL SOROCABA: Dia Mundial de Saúde Mental, 10 de Outubro

Mesa de Abertura do Censo

O Ministério da Saúde em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciaram em Sorocaba/SP, os trabalhos do Censo Psicossocial dos pacientes internados no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba (SP).

O objetivo do levantamento é criar condições para a desinstitucionalização das pessoas internadas na instituição. Fazendo avançar no Estado de São Paulo a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

Os que estiveram a frente da política manicomial na cidade de Sorocaba, a Prefeitura e os proprietários do Hospital Vera Cruz, diante da investigação da GAECO, interdição cautelar determinada pela Vigilância Sanitária e o Censo realizado vem buscando criar um clima de “medo” de “pressão” afirmando que fecharam o Hospital e soltaram os pacientes em até 90 dias.

Em nota a imprensa o Ministério Público deixou claro que será realizado um processo de Desinstitucionalização com qualidade e com zelo aos pacientes e familiares internados atualmente no Hospital Vera Cruz, afirmando:

“Nesse contexto, uma das primeiras medidas em andamento é realização de um censo com os pacientes do Hospital, destinado a garantir a sua identificação civil, a fim de que possam receber benefícios assistenciais e previdenciários, levantar os principais dados psicossociais, e subsidiar a implementação e/ou fortalecimento de serviços da rede de atenção psicossocial do SUS no município de Sorocaba e região para atender as necessidades das pessoas ali internadas”.

Vejam a repercussão acerca do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz/Sorocaba:

1. Nota à Imprensa – Hospital Psiquiátrico Vera Cruz – Ministério Público/SP (clique aqui)

2. Nota da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) (clique aqui)

3. Matéria na página da Coordenação Nacional de Saúde Mental – Ministério da Saúde (clique aqui)

Vejam as Avaliações acerca dos Hospitais Psiquiátricos, realizado nacionalmente e no Estado de SP:

1. “Relatório de Avaliação dos Hospitais Psiquiátricos no âmbito do SUS”, realizado pelo Ministério da Saúde (clique aqui)

2. Desafios para a Desinstitucionalização: Censo Psicossocial dos Moradores em Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: