Debate Inclusão Social pelo Trabalho e Lançamento da Carta aos Prefeituráveis de Ribeirão Preto

Luciano Lira conta sua experiência de vida e sua Inclusão na Rádio Maluco Beleza

No dia 31 de Agosto a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto teve seu Auditório lotado pela discussão sobre a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, ampliação da contratualidade social dos usuários e sobre a Inclusão Social pela Cultura e pelo Trabalho. Bem como, teve a aprovação por consenso da Carta da Saúde Mental aos Prefeituráveis da cidade.

A mesa foi composta por: Katia Liane (Coordenadora da Oficina de Papel Artesanal – NOT – Cândido Ferreira), Luciano Lira (AFLORE e Ponto de Cultura Maluco Beleza), Silvana Borges (Locutora da Rádio Maluco Beleza) e Leonardo Pinho (Rede Estadual de Saúde Mental e ECOSOL).

As discussões foram muito boas, com muita participação do público, os usuários mostraram a necessidade de haver equipamentos públicos voltados a Inclusão Social pela Cultura e Trabalho, apontaram que o Tratamento em Liberdade, exige a ampliação de sua contratualidade social, através de estratégias de geração de renda. Contaram a experiência do NOT e da Rádio Maluco Beleza. Katia Liane, mostrou como Dá para Fazer, e relatou a experiência exitosa do NOT – Cândido Ferreira, destacando como a geração de renda e a economia solidária fazem com que o usuário passe a ter maior “importância” na família e na sociedade.

Também foi destacado a importância dos projetos e empreendimentos se unirem em Redes, como ocorre na Rede Estadual de Saúde Mental e ECOSOL – http://www.saudeecosol.wordpress.com/ e no Fórum GeraRenda – Campinas – http://forumgerarenda.wordpress.com/

Ao final, Leonardo Pinho, se comprometeu com os presentes, com a Vereadora Glaucia Berenice, com o CRP, Cebes, Associação Loucos pela Liberdade e demais entidades, a encaminhar proposta para realização de um Curso de Multiplicadores em Saúde Mental e ECOSOL e também uma proposta de Projeto de Lei para criação de um Centro de Convivência e Cooperativismo (Cecco) em Ribeirão Preto.

No encerramento houve a leitura da Carta da Saúde Mental para os Prefeituráveis de Ribeirão Preto, que tem como eixo central diversos compromissos para o Fortalecimento e Ampliação da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

Leia a Carta Compromisso Saúde Mental – Prefeituráveis Ribeirão Preto (clique aqui)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: