Ata Reunião da REDE – 12 de Julho

Reunião Rede de Saúde Mental e Economia Solidária

Presentes: Cecco Santo Amaro, Caps Lapa, Caps Embu das Artes/ProjetoBarraca, Conviver, Aasmer, Caps Itapeva, Caps Perdizes, Cecco Mooca, Cecco Vila Maria/Vila Guilherme/Trote, CAEF Pós Custódia, Cecco Ibirapuera, Katita, ITCP-USP, CAPS III Mandaqui, CAPS II Cidade Ademar, CAPS AD Osasco, NUPE Santo André, Caps II Taboão da Serra, Caps Jd Rio Branco, Caps III Mater, Ambulatório de Saúde Mental São Vicente, Mental Shop, Cecco Vila Prudente, Caps Unifesp, Cecco Bacuri, Fórum Gera Renda, NOT-Campinas, Casa das Oficinas, Bar Saci, Nutrarte, Cecco Raul Seixas, CRP-SP, Caps Leste Diadema, Caps Norte Diadema, Caps Sapopemba, O Bar BibiTanTan, Bonecas MaKena, 

Relatora: Elaine, Cecco Raul Seixas

Informes:

Conexão Solidária.

No dia 02 de julho uma comissão formada por representantes do fórum Gera Renda e Rede de Saúde Mental e Economia Solidária foram conhecer a Conexão Solidária. A Conexão Solidária é uma Central de Comercialização, é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Solidário – ADS que tem como principal objetivo conectar produtores e consumidores valorizando o potencial e criatividade de quem produz e a satisfação de quem consome, em uma rede de comercialização solidária, para conquistar a sustentabilidade econômica, financeira e social de Empreendimentos Econômicos Solidários. Os visitantes relataram que tiveram uma boa receptividade, o espaço é muito interessante. Um dos objetivos da visita foi solicitar o espaço para que os empreendimentos que compõem a rede possam fazer uma exposição de seus produtos para uma melhor apreciação da SUTACO, com o objetivo de comercialização em suas lojas. Há a possibilidade que empresas também participem da mostra dos produtos neste dia. Foi sugerido o dia 21 de setembro para a exposição dos produtos e um possível seminário, com o tema Saúde Mental e Economia Solidária. Para essa Mostra os empreendimentos devem pensar nos produtos que são de melhor qualidade, que são a “cara” do projeto.

Para saber mais: http://conexaosolidaria.org/

Mostra de Trabalhos em Psicologia:

Adriano do CRP informa que nos dia 20, 21,22 de setembro haverá uma mostra de trabalhos em Psicologia, haverá vendas de produtos artesanais. A rede terá uma barraca. Encaminhamento: Adriano buscará mais informações e para a próxima reunião da Rede este se tornará um ponto de pauta.

Parcerias

A rede já teve respostas de todos os parceiros que apoiam a Feira, Unisol Brasil, Cursinho da Poli, Administração do Parque Mario Covas e CRP.

Reunião no Parque Mário Covas:

No dia 11 de julho uma comissão da Rede (Leo, Carlos e Gislene) realizaram uma reunião com a Administração do Parque para formalizar a parceria para a próxima feira. A administradora aponta algumas questões ocorridas na feira anterior, que não podem se repetir, o que pode comprometer a utilização do Parque para as próximas feiras:

– Na feira anterior não houve a entrega do documento solicitando a utilização do espaço na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, convite formal;

– Houve vendas de bebidas alcóolicas por barracas nossas, o que não pode ocorrer novamente em hipótese alguma.

A administradora diz que até o momento ainda não há o contrato da empresa de limpeza, é possível que até o dia 20 já tenha uma resposta, caso seja negativa, os banheiros utilizados serão os do Parque Trianon. E para utilização dos do Parque Mario Covas teremos que providenciar pessoas para limpar, bem como, os materiais de uso para limpeza, papel higiene, papel de mão etc.  Quanto à segurança, não há previsão de contratação.

Leonardo providenciara o documento e o Carlos e Gislene irão protocolar o documento para utilização do Parque.

CRP: encaminhou email solicitando uma reunião com a Rede para o dia 1 de agosto, às 17h, para tratar das parcerias. Comissão para a Reunião: Elaine Cecco Raul Seixas, Carlos Caps Lapa, Carol Nutrarte, Leo Assessor da Rede, Ana Galuzzi Cecco Ibirapuera e Rangel Bar Saci. O grupo observou que a reunião acontecerá muito próxima a data da feira, houve sugestão de encaminhar ofício ao CRP, para que confirme o apoio à feira. Elaine encaminhará o oficio.

Comunicação:

Mais uma vez representantes do Fórum GeraRenda,  que foram excluídos do egroup da Rede, o que tem prejudicado o acesso às informações. É informado que há uma tentativa de solucionar o problema. Houve sugestão de criação de novo egroup caso o problema não seja solucionado. A reunião decidiu sua inclusão e permanência no egroup devido o mesmo ser aberto.

Pautas:

 – SUTACO

Cecco Ibirapuera diz que houve queixa por parte dos usuários durante o processo de cadastramento para carteirinha da Sutaco, segundo afirmaram, os técnicos foram muito rígidos, o que ocasionou certo desconforto. Sugestão de haver uma conversa com a Sutaco sobre a situação relatada. Houve uma frustração muito grande por parte dos técnicos e usuários por não serem contemplados neste momento com as oficinas. Foi esclarecido que, conforme já dito na reunião anterior, o critério foi pelo número de horas, ou seja, os projetos que pediram menos horas. Outros empreendimentos também falaram sobre projetos foram aprovados e que ainda não foram executados. O grupo refletiu sobre como se dá a relação com o poder público/políticas públicas. Sugestão de organização de Seminário interno para discussão. Aprofundar essa questão se faz necessária inclusive para embasar os delegados para a Plenária Nacional de Economia Solidária, que ocorrerá em dezembro.

VIII Feira

– Estrutura: O orçamento para a estrutura da feira fica em torno de cinco mil e quinhentos reais. Geralmente o CRP apoia com três mil reais, o que é destinado para o aluguel das barracas. Também será solicitado apoio a outros parceiros como Cáritas, Unisol e Cursinho da Poli. Há sugestão para que outras entidades possam ser contatadas para abrir uma possibilidade de parceria, como o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, sindicatos, entre outros. Leo mandará um modelo de ofício para que as pessoas que tem contatos com essas entidades possam solicitar a parceria.

– Moeda Social “Qualquer” – A comissão executiva coloca um ponto de discussão sobre o uso da Moeda social. Apesar de já ter sido deliberado em reuniões anteriores que na feira de Agosto a moeda Social seria utilizada, foram ponderadas algumas questões:

1-    Há poucas notas de Qualquer impressas, em média 3 mil reais, o que significa haver um câmbio constante;

2-     12 pessoas implicadas diretamente no trabalho de Câmbio, já que não haveria uma barraca fixa, as pessoas circulariam para fazer a troca, e também haveria troca de turno;

Muitos participantes disseram sobre o significado da Moeda Social, ela é uma marca, quem está desde o início da construção da Rede, tem mais presente esse sentido, é preciso retomar essa discussão para que esse sentido não se perca. Sugestão de esse ser mais um ponto para o Seminário Interno. Quanto à impressão de novas moedas, Ana Luiza do Bar Bibitantan, Ana Galluzi do Cecco Ibirapuera e Cleusa do Fórum GeraRenda, ficaram de verificar esta possibilidade através de seus contatos, apresentar orçamento.  O grupo delibera que, diante das questões apresentadas, neste momento fica inviável a utilização do Qualquer.

Panfleto Explicativo: Com o apoio da Unisol Brasil, serão impressos 2000 panfletos explicativos sobre o que é a Rede, Leo fará um texto e encaminhará para o egroup para que todos possam ler e fazer alterações e ser aprovado. Como não será utilizada a moeda, o panfleto explicativo é uma forma de os participantes da feira conhecer o trabalho da Rede. Data de envio domingo e tempo de sugestões segunda e terça.

– Porcentagem de Contribuição para a Rede:

Na reunião que antecedeu a última feira houve uma discussão sobre o aumento da taxa de contribuição, de 1% para 3%, e que na próxima feira essa taxa seria novamente colocada em Pauta, a sugestão foi de 5%.  Em processo de votação, a nova taxa foi aprovada com 26 votos, 7 votos foram contra, 4 abstenções e alguns não se manifestaram.

– Planilha de Vendas: Rute encaminhará para o email da Rede a Planilha de Vendas, é imprescindível que todos os projetos tenham a planilha para que anotem as vendas, para ao final da feira a Comissão possa fazer a Soma de quanto foi vendido;

– Cada barraca deverá ter uma pessoa de referência que tenha conhecimento de todos os produtos que foram vendidos para passar os valores à comissão;

– Os trabalhadores de cada barraca serão responsáveis pela limpeza do entorno;

– É importante que levem água e bancos para sentar.

– Taxa de limpeza: Cada projeto contribuirá com uma taxa de 4 reais para a limpeza Geral do Parque. Márcia falará com José do Cecco Mooca, que fez esse trabalho na última feira, a Con se disponibilizou a trabalhar no dia.

– Comissão que irá recolher planilhas e taxa de limpeza: Ana Luiza, Cleuza, Maria Isabel, Ellen, Elaine e Rute.

-Critérios de Participação na feira: A comissão executiva apresentou uma proposta de participação na feira:

1) Participação nas Reuniões da REDE (3 últimos meses, sendo que o empreendimento, oficina e projeto deve ter representante participando em pelo menos nas duas ultimas reuniões);

2) Em caso, de necessidade de divisão ou impossibilidade de participação o critério a ser utilizado é maior numero de participação nas reuniões da REDE em 2012;

3) Os projetos/ empreendimentos individuais irão dividir barracas.

O grupo refletiu que os critérios apresentados são importantes, e percebe-se que há empreendimentos que comparecem às reuniões apenas às vésperas da feira, não havendo um comprometimento de fato com a construção da Rede.

Além das propostas apresentadas, que foram aprovadas, o coletivo aprovou mais duas:

1- Projetos que já se inscrevem para a feira dividindo com outros, não entrarão na divisão de barracas, caso seja necessária a divisão, ex: Fórum, Gerarenda, NUPE, Rede Prosol, entre outros;

2- Empreendimentos que não são da Saúde Mental, poderão participar desde que sejam ligados a lutas sociais, que levantem “uma bandeira” e que também sejam Participantes ativos da Rede. Isso reforça o caráter intersetorial a que se propõe a Rede.

Próxima Reunião da Comissão Executiva: dia 25 de julho, quarta-feira às 9h. Irão Compor a Comissão: Márcia CECCO Mooca; Eliza PUC SP, Leo Assessor Técnico da Rede, Gino CAEF Pós Custódia, Roberval Mentes Studio; Ana Galluzzi – CECCO Ibirapuera, Carla Caps Jd Rio Branco/Mental Shop, Gislene Cecco Bacuri, Carol Nutrarte, Carlos Caps lapa; Elaine Cecco Raul Seixas, Liane Cecco Vila Prudente, Patricia Caps Embu das Artes, Werner – ITCP-USP, Maria Isabel Caps Unifesp, Afonso Caps Unifesp.

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