ATA DA REUNIÃO DA REDE, 21 DE JUNHO

Ata Reunião da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária – dia 21-06-12

Presentes: CECCO Ibirapuera, CECCO Santo Amaro, CECCO Raul Seixas, CECCO Bacuri, CECCO MOOCA, CECCO Vila Prudente, Projeto Katita, Das Doida, CAPS Itapeva, Nutrarte  -SBC, Nossa Cooperarte, CAPS Sapopemba, CAPS II Taboão da Serra, Associação Loucos pela Vida – Mogi das Cruzes, Nupe Santo André, CAPS III Mandaqui, CAPS II Cidade Ademar, CAPS AD Centro, CAPS III São Vicente, CAPS Jd Rio Branco – São Vicente, Ambulatório de Saúde Mental São Vicente, CAEF Pós Custódia, Instituto A Casa, Casa das Oficinas Piracicaba, CAPS Itapevi, CAPS Diadema, Arteiros Abrasil, CRP, Coopera PUC, Bar Saci, CAPS Lapa.

Relatoria: Elaine – CECCO Raul Seixas

Informes:

1-    Adriano informa sobre a greve do CRP. Diz que a greve não seria impedimento para a realização da reunião, o impedimento foi por parte do movimento grevista. Pediu desculpas, em nome do CRP pelo contratempo.

2- Kátia informa que irá retomar seu projeto individual “Catita” e não mais participará das reuniões representando a “Das Doida”, agora são projetos separados.

3 Caps Itapeva se coloca a disposição para que as reuniões possam ser realizadas lá novamente. O SINPSI foi apontando como pequeno pelo tamanho das reuniões da Rede. Relembrando que já havia sido encaminhado em encontros anteriores que as reuniões seriam rodiziadas, com o critério de ser em local de fácil acesso e central. O grupo solicitou que as reuniões aconteçam em apenas um local, para não haver “confusão”. https://saudeecosol.wordpress.com/2012/06/21/calendario-das-reunioes-da-rede-ate-o-fim-do-ano-2/

4- Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo Social – Campinas: No dia 15 de junho a Associação “Cornélia M. E. V. H. Vlieg”, representando o Fórum GeraRenda – Campinas, assinou um Contrato para Construção do Programa Municipal de Apoio e Fomento ao Cooperativismo Social (PROMACOOP – Social), com o Banco Popular da Mulher através do Projeto “Desenvolvimento do Sistema Único de Trabalho, Renda, Qualificação Profissional, Empreendedorismo e Economia Solidária”, uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região e a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. A assinatura desse Contrato é um Marco para o desenvolvimento do Cooperativismo Social no país, fazendo de Campinas a primeira cidade a reconhecer, fomentar e assinar um Projeto financiando a construção de um Marco Legal para o Apoio e Fomento ao Cooperativismo Social.

Matéria completa em nosso site: https://saudeecosol.wordpress.com/2012/06/16/assinado-o-projeto-para-a-construcao-do-programa-nacional-de-apoio-ao-cooperativismo-social-promacoop-social/

Pautas:

1-    Criação de Comissão Executiva

Na reunião anterior iniciou-se a discussão sobre a criação de uma Comissão executiva com o objetivo de operacionalizar as ações da Rede. A criação desta comissão se faz necessária devido às dimensões que a rede vem tomando. A exemplo da última feira, houve alguns “contra-tempos”, pois poucas pessoas estavam diretamente implicadas no processo de  organização. Outro exemplo citado foi a comunicação, algumas pessoas ainda estão sem acesso ao grupo de emails da Rede, devido a problemas com a moderação do grupo. O coletivo encaminhou que é importante a criação da comissão, ressaltando que esta será uma comissão executiva, que pode sugerir, propor, mas  que todas as deliberações serão encaminhadas nas reuniões mensais de forma coletiva.

Compõem a Comissão: Elaine – CECCO Raul seixas, Leo Pinho – Assessor Técnico da Rede, Rute Cecco Santo Amaro, Carlos CAPS Lapa, Ana Carolina Nutrarte, Fátima e Lucas –  CAPS AD Centro, Neide CAPS II Taboão da Serra, Lia CECCO Vila Prudente, Carla, Marina e Talita São Vicente, José – CECCO Mooca, Gino – CAEF Pós-Custódia, Gislene CECCO Bacuri e Thiago, Juliana e Gabriela – COOPERA  PUC SP. A comissão irá tirar ao final uma data na próxima semana para uma primeira reunião.

2-    SUTACO

As oficinas solicitadas pelos empreendimentos foram todas aprovadas, porém para este primeiro momento apenas um terço dos serviços serão contemplados. A Superintendente da SUTACO até então, Soninha Francine, se desligou do cargo para fins eleitorais, e ainda não há substituto para o cargo. A verba para contratação dos oficineiros só é liberada com a assinatura do superintendente. Como havia certa quantia em caixa, a Sutaco autorizou uma funcionária assinar. O critério para escolha dos empreendimentos nesse primeiro momento foi a quantidade de horas solicitadas por oficina, ou seja, os que optaram  por menos horas, aos longo do mês de julho, os outros empreendimentos serão atendidos.

Durante a nossa ultima Feira, técnicas das Lojas SUTACO passaram nas barracas e selecionaram para comercialização nas lojas da SUTACO, os seguintes projetos: Casa das Oficinas/ CampinasEsculturas e Gira mundo/ CECCO Raul Seixas/SPGirafas/ Chaveiros/ Pesos de Porta e Flor de Tecido/ Projeto TEAR/ Guarulhos: Lustres, Vasos e Saboneteiras em Vitral/ Tapete de amarradinho/ Porta Jóias e Retrato em Mosaico/ Peças Decorativas em Marchetaria/ Tear das Artes/ Campinas: Tapetes de tear e Caminho de Mesa/ NUPE Santo André: Marcenaria/ Marchetaria/ Xilogravura (em tecido)/ NOT/ Candido Ferreira: Flor em Fibra de Bananeira/ Kit Ecológico/ Papel Semente/ Caixas em Mosaico de Cerâmica e Vidros/ Velas e Luminárias em Vitral/ Porta Copo/Pestisqueira e Badeijas em Cipó/ Cabideiros em Ferro/ Pano Casa das Oficinas – Piracicaba: Cachepô/ Caixas/ Bandeja/ Mosaico/ Cartões. O critério para a seleção foi diferencial nos produtos, ou seja, produtos que eles não tem nas lojas e produtos com grande potencial de vendas. Os projetos selecionados devem o quanto antes encaminhar a documentação necessária para comercialização nas lojas da SUTACO.

Alguns empreendimentos disseram que se sentiram “prejudicados”, pois quando houve a visita técnica durante a feira, a barraca ainda não estava organizada. Sugestão de, a comissão executiva organizar uma exposição dos empreendimentos que compõem a Rede, para uma visita mais minuciosa por parte da SUTACO.

3-    Reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária/SP e nas outras regiões do Estado de São Paulo

No dia 27 de junho as 17h30 na Câmara Municipal de São Paulo, haverá reunião do Fórum Municipal de Economia Solidária, para discutir sobre a Plenária Municipal de Economia Solidária. Houve discussão sobre a importância da participação da Rede, que inclusive foi convidada a compor o encontro, para pautar os assuntos referentes à Saúde Mental.

Irão participar representando a Rede: Leo Pinho – Assessor Técnico da Rede, Ana Galuzzi – CECCO Ibirapuera, Rute CECCO Santo Amaro, Gino – CAEF Pós Custódia, Marcio – PUC SP, Claudenir – Nossa Cooperarte, Juliana – PUC SP.

Elaine do CECCO Raul Seixas e o pessoal do Projeto TEAR irão participar da Plenária que acontecerá dia 27 na cidade de Guarulhos, da regional de Guarulhos, Alto Tietê e Zona Leste.

Calendário no Restante do Estado esta na matéria de nosso site: https://saudeecosol.wordpress.com/2012/06/20/mobilizacao-rumo-a-v-plenaria-do-forum-paulista-de-economia-solidaria/

4-    Curso de Multiplicadores

Estudantes da Psicologia da PUC, Juliana e Tiago apresentaram uma proposta de curso para a Rede de Saúde Mental e Economia Solidária. O curso tem como objetivo Capacitar multiplicadores dos princípios da Economia Solidária como norteadores dos projetos de geração de renda e trabalho no campo da Saúde Mental. A idéia é que os participantes possam também contribuir com a construção do curso. Na proposta há algumas questões para discussão com a Rede, que serão encaminhadas para o egroup, para que todos possam opinar. Os encaminhamentos quanto ao curso serão feitos na próxima reunião.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: