Cooperativa Social 18 de Maio é discutida na Semana de ECOSOL de Diadema

Começa nesta sexta-feira (9), estendendo-se até o próximo dia 16, a I Semana de Economia Solidária de Diadema, município do Grande ABC Paulista, na Região Metropolitana de São Paulo. O evento agregará empreendedores, entidades voltadas para a Economia Solidária e gestores públicos. A semana passa a fazer parte do calendário oficial do município, em comemoração ao aniversário de Diadema (8 de dezembro) e ao Dia Nacional da Economia Solidária (15 de dezembro).

Segundo o coordenador da Incubadora Pública de Diadema, Noé Cazetta, o principal objetivo do encontro é “divulgar, debater e avançar na construção, de forma coletiva, da Política Municipal de Economia Popular e Solidária de Diadema”.

A cidade já conta com a Política municipal, constituída em 2009 a partir da lei 301/2009. Para incentivar iniciativas solidárias, a prefeitura criou também a diretoria de política de trabalho em Economia Solidária e a Incubadora Pública de Empreendimentos em Economia Solidária, que atualmente agrega 11 empreendimentos, envolvendo cerca de 300 trabalhadores/as.A abertura da Semana se dará amanhã, a partir das 9h, com a palestra Economia Criativa e Solidária, no Teatro Clara Nunes. Já na segunda-feira (12), às 18h, Políticas Públicas de Economia Solidária é o tema da palestra a ser proferida pelo secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, e outros gestores, bem como parlamentares da Frente Parlamentar estadual em defesa da Economia Solidária.

A partir da terça-feira, o evento passa a se debruçar sobre temas mais específicos, explica Noé. O primeiro deles é Saúde Mental e Economia Solidária, com a presença de gestores, da Rede Paulista de Saúde Mental e Economia Solidária e da Cooperativa Social 18 de Maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial), considerada a primeira cooperativa social de São Paulo.

No dia seguinte, a roda de conversa Experiências de Empreendimentos e Entidades de Apoio à Economia Solidária reunirá consórcio intermunicipal para Economia Solidária Regional, a cooperativa Uniforja, a fundação de assessoria a empreendimentos solidários, Consulado da Mulher, entre outros. Na ocasião, os grupos de Economia Solidária também farão o encerramento da campanha de coleta de assinaturas em prol da Lei Geral de Economia Solidária.

Já a quinta-feira (15) será dedicada à relação entre as mulheres e a Economia Solidária. Entre as palestrantes, a pesquisadora Tatau Godinho, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres; a integrante da Coordenadoria da Mulher de Diadema, Lilian Cabrera; e a representante do Empreendimento de Economia Solidária Mulheres Esperança/Eldorado – Gil/Artegil – Arte Fênix, Vilma.

Por fim, o último dia da Semana (16) será dedicado ao debate sobre Catadores/as de Material reciclável e Economia Solidária, com representante do Ministério do Meio Ambiente; o integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR), Roberto Laureano; representante do Programa Vida Limpa, da prefeitura de Diadema; e a integrante da Associação Pacto Ambiental (Coopcent ABC), Maria Mônica da Silva.

Noé ressalta que há mais de mil trabalhadores/as em Economia Solidária na cidade de Diadema, cerca de 600 na cooperativa Uniforja, e mais de 300 nos empreendimentos da Incubadora. E a perspectiva agora é de incentivar o surgimento de mais grupos.

“Diadema foi contemplada em edital do Programa Economia Solidária em Desenvolvimento, do plano Brasil sem Miséria, e a gente espera que o setor ganhe força com o marco legal, de 2009, e com a Incubadora, para que as pessoas possam ser autônomas e trabalhar coletivamente em empreendimentos com autogestão e solidariedade”, afirma.

As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

* Jornalista da ADITAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: