II Encontro Nacional de Experiências de Geração de Trabalho e Renda: Rumo ao Cooperativismo Social.

Reunião com Prof. Paul Singer em que a Rede de Saúde Mental e ECOSOL solicita a regulamentação da Lei de Cooperativismo Social

A Rede de Saúde Mental e Economia Solidária irá participar e levará sua propostas e sua experiência de construção da Cooperativa Social 18 de Maio.

A Política Nacional de Saúde Mental e Economia Solidária, criada em 2004, durante o I Encontro Nacional de Experiências de Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda, tem sido amplamente debatida, nos últimos anos, no cotidiano de centenas de empreendimentos solidários, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Convivência e Cultura, fóruns de saúde mental e economia solidária e nas conferências nacionais de saúde mental, economia solidaria e cooperativismo social.

2.         Em 2011, o Ministério da Saúde priorizou ações de formação, capacitação e fortalecimento das iniciativas de geração de trabalho e renda/empreendimentos solidários/cooperativas sociais.

3.         Nesse sentido, estamos realizando com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, o Curso de Gestão de Empreendimentos Solidários da Saúde Mental, que conta com módulos a distância, encontros presenciais regionais e nacional.

4.         A versão a distância está em andamento e formará 358 representantes de empreendimentos solidários da saúde mental de 154 municípios. Os encontros presenciais estão sendo realizados por região. Até o momento já aconteceram os encontros das regiões norte e centro-oeste, em Brasília e o encontro da região sudeste, no município do Rio de Janeiro. Já o encontro da região sul acontecerá em Porto Alegre, nos dias 28 e 28 de novembro, e o da região nordeste será em Recife, nos dias 1 e 2 de dezembro. Maiores informações sobre os encontros presenciais consultar portal www.saude.gov.br/saudemental.

5.         Esta estratégia de formação, culminará no II Encontro Nacional de Experiências de Geração de Trabalho e Renda da Saúde Mental: Rumo ao Cooperativismo Social, que acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, no município do Rio de Janeiro – Centro Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro – End.: Ilha da Cidade Universitária da UFRJ, Fundão-Rio de Janeiro-RJ

6.         O encontro nacional terá como objetivo debater sobre o cenário atual da Rede Brasileira de Saúde Mental e Economia Solidária, as estratégias de incubação, inovação tecnológica e sustentabilidade dos projetos, o marco jurídico do cooperativismo social, bem como apresentar propostas para o Programa Nacional de Apoio ao Cooperativismo Social que será lançado em breve pelo governo federal.

7.         As inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=7657

8.         Despesas com deslocamento/passagens aéreas e hospedagem serão de responsabilidade de cada participante. O Ministério da Saúde reforça a importância das Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde Mental apoiarem a participação de usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental inseridos nos empreendimentos solidários.

9.         Em anexo segue programação preliminar.

10.       Maiores informações, contatar Cláudio Barreiros – (61) 3315 6230, claudio.barreiros@saude.gov.br; Barbara Vaz – (61) 3306 8142, barbara.vaz@saude.gov.br ou Milena Pacheco 61 33159140 milena.pacheco@saude.gov.br.

11.       Acesse também o portal Saúde Mental: Rede Nacional de Empreendimentos, disponível: http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/saudemental/

Atenciosamente;

  ROBERTO TYKANORI KINOSHITA

Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

DAPES/SAS/MS

One Response to II Encontro Nacional de Experiências de Geração de Trabalho e Renda: Rumo ao Cooperativismo Social.

  1. […] Programa Nacional do Coooperativismo Social (PRONACOOP-Social).  No ano passado participamos do II Encontro Nacional de Experiências de Geração de Trabalho e Renda: Rumo ao Cooperativismo Socia… Visando ampliar e valorizar as cooperativas e empreendimentos econômicos solidários que promovem […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: