Relato da Oficina Como Montar e Manter Cooperativas e Associações de ECOSOL

A Oficina “Como Montar e Manter Cooperativas e Associações de ECOSOL” foi realizada no Auditório do Conselho Regional de Psicologia, no dia 15 de outubro de 2010, com a presença de 62 pessoas de 9 cidades diferentes.  Também já temos uma Lista de Espera para uma Possível Nova Oficina, de mais de 85 pessoas e mais 14 cidades.

Clique Aqui e Veja as Fotos da Oficina

A Oficina foi solicitada pela Rede de Saúde Mental e Economia Solidária ao Núcleo Estadual de Assessoria Técnica em ECOSOL (NEATES – SP) e contou com o apoio da UNISOL Brasil, Instituto Integra, Cáritas SP e Conselho Regional de Psicologia.

A Mesa de Abertura contou com:

Abertura da Oficina: Leonardo Pinho – Coordenador de ECOSOL – Sec. Municipal de Trabalho e Renda – Campinas e Assessor Técnico da Rede de Saúde Mental e ECOSOL

Apresentação da UNISOL Brasil, realizado pelo Alexandre Antonio da Silva

Apresentação do NEATES/ Instituto Integra – Aguinaldo Lima

Durante o período da manha houve a apresentação de Como Montar e Manter Cooperativas e Associações – Contador e Coordenador do NEATES – SP – Aguinaldo Lima

O período da tarde foi dividido em três momentos:

Apresentação da Lei de Cooperativismo Social e Modelo de Estatuto de Cooperativas Sociais – Advogada Lucimeire (NEATES-SP)

Na sequência fizemos uma Roda de Perguntas e Questionamentos tendo na mesa: Lucimeire, Aguinaldo e Leonardo Pinho, que teve como principais questionamentos:

1. Como fazemos com os usuários que recebem benefícios sociais?

2. É possível eles serem sócios-voluntários?

3. É possível montar uma cooperativa social “Guarda Chuva” que possa ter vários Núcleos (abrigando um conjunto de projetos)?

As perguntas foram respondidas pela mesa destacando que o cuidado que deve se ter com os usuários que recebem benefício social ou previdenciário é que os mesmos não podem ter atividade econômica configurada, mas podem ser usuários voluntários e participarem da cooperativa com todos os direitos e deveres de qualquer cooperado, só não tendo retiradas. Por fim, todos os presentes ficaram de ler todo o material contido no CD da Oficina (Modelos de Estatutos e Regimentos, Apres. UNISOL Brasil, Marco Legal e Textos de Apoio) para podermos discutir no Plantão de Dúvidas a organização, pela Rede de Saúde Mental e ECOSOL, de uma Cooperativa Social, que possa ser um instrumento de organização econômica dos diversos projetos/ empreendimentos da REDE.

Encaminhamento: Estudar o Material do CD e preencher o Instrumental (a ser enviado por email a todos que participaram), discutir sobre parceria com a UNISOL Brasil e sobre a organização de uma Cooperativa Social e trazer demais dúvidas – Data do Plantão: 18 de novembro – 9h CRP-SP.

Para finalizar a Oficina Dr. Jorge Broide, deu o Informe da Conferência Temática de Cooperativismo Social, que ocorreu em Brasília em véspera da II Conf. Nacional de ECOSOL e da IV Conf. Nacional de Saúde Mental – Intersetorial. Como também, convidou a todos e todas a participarem do Seminário: “Reflexões sobre as Diferentes Experiências de Cooperativismo Social”, que ocorrerá em Campinas no dia 11 de Novembro (inscrições até o dia 05 de novembro).

Inscrição – Seminário REFLEXÕES SOBRE AS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS DE COOPERATIVISMO SOCIAL

Relatório Final da Conferência Temática de Cooperativismo Social

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: