4. Conferência Nacional de Saúde Mental uma vitória da Marcha dos Usuários

A Marcha dos Usuários realizada no dia 30 de setembro em Brasília, teve um conjunto de vitórias. Como a apresentação de um conjunto de propostas que visam fortalecer os projetos/ empreendimentos de trabalho e a necessidade de uma nova lei de cooperativismo social, durante a audiência com o Prof. Paul Singer (SENAES/MTE). 

A mais importante vitória para o movimento foi o compromisso do Presidente Lula de realizar a 4. Conferência Nacional de Saúde Mental, durante a audiência com Gilberto Carvalho. Mostrando que o fortalecimento da Reforma Psiquiátrica brasileira, passa pela mobilização social e pelo protagonismo político dos usuários.

A Conferência Nacional de Saúde Mental vai debater temas trazidos pelos pelos integrantes da Marcha, como o estado da reforma antimanicomial brasileira, a necessidade da extensão da rede de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e dos programas de atendimento extra-hospitalar e alternativo, além de outros temas relevantes da questão da saúde mental no Brasil.

No blog do Planalto está registrado o compromisso do governo com a Conferência. Além de vídeos sobre a audiência com Gilberto Carvalho.

Clique aqui e veja a notícia no Blog do Planalto

Anúncios

7 Responses to 4. Conferência Nacional de Saúde Mental uma vitória da Marcha dos Usuários

  1. […] Veja também: 4. Conferência Nacional de Saúde Mental uma vitória da Marcha dos Usuários […]

  2. francisco de assis da silva disse:

    Acho importanssímo a realização da marcha dos usuários no ano passado (2009) em Brasília,foi uma conquistica exemplar para estes cidadaõs que luttando em prol dos seus direitos como pessoas humanas a sociedade naõ de mais como dizer aos excluídos e a inclusão.Portanto espero que nesta IV conf. nac. de saúde mental possamos aprovar as reivindicacões de todos lados dos seguimentos presentes,eu particulamente estaráo lá como delegado do rn pela primeira vez na minha vida e este é momento impar e emocionalmente para mim .ATÉ BRASÍLIA

  3. […] da Rede de Saúde Mental e ECOSOL na Marcha dos Usuários, em Brasília. Veja também: 4. Conferência Nacional de Saúde Mental uma vitória da Marcha dos Usuários Rede de Saúde Mental e ECOSOL apresenta propostas durante a Conferência Temática de […]

  4. Jose Evandro silva Soares disse:

    eu sou enfermeiro e articulador da geração de renda na saude mental em Campina Grande PB, e estava expondo no holl da conferencia nacional de saude mental e acredito que essa é um linha que possa ser seguinda, lutamos por inclusão social destas pessoas….Evandro Soares

    • A inserção social no trabalho para nós é um dos grandes desafios da Reforma. Pois, é através do trabalho, da produção cultural e artistica que efetivamente os usuários constroem novos espaços de expressão e de identidade. Não mais reduzindo seu processo de identificação a ser usuário de um serviço da saúde, mas sim, um artesão, um trabalhador, um poeta, uma artista… é para isso que nossa Rede existe, potencializar e dar visibilidade social a esse processo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: