Moeda Social: QUALQUER será lançada na I Feira de Saúde Mental e ECOSOL

1 Qualquer

No dia 23 de maio (sábado) durante a I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária será lançada a Moeda Social QUALQUER, resultado de um processo de discussões e propostas feitas pelos usuários e técnicos da Rede de Saúde Mental.

O processo de escolha do nome da Moeda demorou mais de dois meses, tendo sido propostas também os seguintes nomes: Zumbi, qualquer, saci, amor, afecto, lero, gentileza, trampo, troco, igualdade, sol, rei, imperador, moitará, saci, saciloko, biruta, moringa, triunfo, viasampa, treze, pinel, eclipse.

A escolha do nome foi realizado no último dia do Curso de Formação de Multiplicadores de Saúde Mental e Economia Solidária (EEUSP). A partir de uma dinâmica onde cada proposta de nome foi defendida apresentando seus argumentos,  no final do processo duas propostas ficaram: Tantã e Qualquer. E coletivamente foi decidido que o melhor nome para a Moeda Social da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária é o QUALQUER.

QUALQUER é sempre utilizado como uma pessoa sem valor e invísivel socialmente.Nesse sentido, os usuários de saúde mental, como catadores, moradores em situação de rua, e demais segmentos sociais, onde a invisibilidade social e o preconceito são marcantes, são tratados com um QUALQUER. Viemos a partir da escolha do nome QUALQUER afirmar, que todas e todos os seres humanos tem VALOR e mereçem ter reconhecimento social, pelo que produzem e criam. Além disso, queremos afirmar que a construção de nossa Feira e de nossa REDE é feita de QUALQUER pessoa que queira construir uma sociedade solidária, justa e  sem moradores em manicômios.

MOEDAS QUALQUER

Venha participar de nossa I Feira de Saúde Mental e Economia Solidária e contribua na construção de nossa Moeda Social – QUALQUER. Consuma os produtos e serviços dos Projetos e Empreendimentos Solidários da Saúde Mental do Estado de São Paulo!

2 Responses to Moeda Social: QUALQUER será lançada na I Feira de Saúde Mental e ECOSOL

  1. laura martins paolelli disse:

    Ah!o “QUALQUER”,nasceu tão forte e vigoroso e é tão peculiar, que dispensa QUALQUER bom elogio!

  2. Rede de Saúde Mental e Ecosol disse:

    Valeu, Laura…
    Nossa Rede, nossa Moeda é assim mesmo… sua força vem de QUALQUER pessoa que busca construir uma sociedade com Diversidade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: